quinta-feira, 19 de março de 2020

Ponte Branca - Minhas origens



José Possydônio -  meu avô - primeiro
operador da  usina
A  iluminação elétrica que chegava até Paraty vinha da Ponte Branca (Bairro localizado na estrada Paraty-Cunha),  era fornecida por  uma pequena usina hidrelétrica, onde hoje, o local ainda é conhecido por Usina ou Cachoeira da  Usina. Ali, em 1922, funcionava a Central de Luz que distribuía a iluminação para Paraty. Esse lugar onde existiu a usina foi uma fábrica de tecidos. Na época, Samuel Costa, então prefeito, aproveitou o local para instalar os geradores de energia elétrica, movido a água. E de lá vinha a posteação de  ferro margeando o rio perequê-Acu até a cidade. Lembro-me muito  bem da usina, pois nasci lá, meu avô, meu pai,  meu tio eram operadores da usina,  meu  avô  foi o primeiro, ensinou  a profissão aos filhos  Geraldo e José, meu pai começou   a  operar os  geradores, em 1951, na empresa Força  e  Luz de  Paraty, de  propriedade do  Sr. Alfredo  Coutinho,  em 1967 a empresa estatal  Centrais Elétricas Fluminense averbou o tempo de  serviço, passando  a serem  funcionários do  Estado  do Rio de Janeiro.

Geraldo  Pereira dos  Santos -meu  pai -
deu continuidade  em  1951 como eletrecista




Nenhum comentário:

Postar um comentário