Fotos antiga e Paraty

Click aqui: Fotos Antigas de Paraty





Foto da Sorveteria e serviço de alto falante São Jorge de propriedade do Sr Vidal, Família tradicional Paratyense! Prestou por anos relevantes serviços a população Paratyense. Alem de abrangir a região central de Paraty esse serviço de falantes chegava a região da Praça da Bandeira e demais regiões, para época tratava-se de importância vital para alertas e chamamentos a toda comunidade.

Foto da década de 20 de autoria do Dr Samuel Nestor Madruga Costa, Rua Dr Pereira ou Rua da Praia, temos em destaque do lado direito o mercado de peixe municipal, do lado oposto temos grande variedades de comércios, que vendiam de tudo desde secos e molhados até material para construção, reparem no grande fluxo de pessoas pois essa região era o centro comercial do município de Paraty e porta de entrada da cidade, pois o único meio de se chegar ou sair de Paraty mais facilmente era por via marítima!!!

Foto da Rua Dª Geralda anos 60 em um dia de maré cheia, do lado esquerdo da foto temos a parte térrea do sobrado que atualmente funciona o sobrado do SESC Paraty, do lado direito temos 3 sobrados que ambos tiveram sua destruição parcial lá pelos anos 70 em um grande incêndio , hoje dois dos sobrados foram restaurados um funciona hoje a bela pousada Casa Turquesa, podemos perceber a existência de diversos comércios nessa rua, destacamos um dos mais tradicionais a Casa Costa ,fundada por Dª Josephina Gibrail Costa, loja de armarinho muito tradicional de Paraty que hoje funciona em novo endereço. Hoje além de manter a tradição comercial, esta rua abriga ainda a Casa da Cultura de Paraty Câmara Torres o sobrado do SESC Paraty e o Teatro Espaço.

Foto década de 50 ou 60 da Praça da Bandeira em Paraty, vemos ao fundo o que hoje e o Caís de Turismo e parte da Terra Nova, em primeiro plano as tropas perfiladas possivelmente em uma comemoração ao dia da Bandeira Nacional, ao centro temos o mastro que até hoje existe nessa charmosa praça de Paraty, e que antes da construção da estrada Paraty x Cunha e a Rio santos, esse local era considerada a porta de entrada da cidade de Paraty, pois só através de embarcações se poderia chegar mais facilmente na Bela Adormecida aos Pés do Mar!

O alambique da fazenda Boa Vista ou engenho a vapor foi um dos mais tradicionais de Paraty, produziu por muito tempo pinga Quero Essa da Família Mello!!
O casarão está localizado na beira do mar e possui belíssima vista para a baía de Paraty e para a cidade. No piso intermediário, onde era a residência dos proprietários, há uma sacada contornando todo o andar. O casarão foi tombado em 1957 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Foto de dentro, onde por muitos anos funcionou a Galeria Rameck do Sr Theofilo Rameck, segundo relatos a primeira casa a vender fogão em Paraty! Por anos funcionou a pousada Mercado de Pouso, localização largo de Santa Rita em frente ao Sobrado do SESC !!! Opss ao fundo o grande atrativo a Igreja de Santa Rita em Paraty!!!

Quadra de Esportes da Praça da Matriz

3 comentários:

  1. Preciosas fotos! Estou precisando de fotos do Paratie se Atlético Clube é do Valhacouto do Zé Kleber. Poderia por gentileza dizer onde consigo? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog.
    Parabéns Zé Pital.
    Renan

    ResponderExcluir
  3. Bravo Zé Pital, por organizar este acervo fantástico!

    ResponderExcluir