Bairros de Paraty

Paraty possui cerca de cinquenta bairros e localidades. Os mais populosos são o Parque da Mangueira, com cerca de 7 000 moradores e Ilha das Cobras, que tem cerca de 2 000 habitantes. Os que concentram maior renda são os de Laranjeiras, Mambucaba e Centro Histórico.
Outros bairros importantes que estão próximos ao Centro histórico: Chácara, Chácara da Saudade, Bairro de Fátima, Patitiba, Parque de Mangueira, Ilha das Cobras, Parque Ipê, Portão de Ferro I, Portão de Ferro II, Portão de Ferro III, Vila Colonial, Parque Imperial, Caborê, Pontal, Jabaquara, Parque Verde, Portal das Artes e Dom Pedro.
Alguns bairros que ficam distantes do Centro: Ponte Branca, Pantanal, Penha, Caboclo, Cabral, Portão Vermelho, Pantanal, Parque Verde, Condado, Penha, Corisco, Corisquinho, Coriscão, Paraty-Mirim, Patrimônio, Vila Oratório, Trindade, Quilombo do Campinho da Independência, Córrego dos Micos, Pedras Azuis, Boa Vista, Cabral, Várzea do Corumbê, Corumbê, Praia Grande, Barra Grande, Graúna, Colônia, Serraria, Taquari, Sertão do Taquari, São Gonçalo, Tarituba , São Roque, Rio Pequeno, Ilha do Araújo.
Bairro da Chácara
É o primeiro bairro a surgir na cidade, ainda no Século XVIII e resulta da expansão da vila, ao longo da Rua do Rocio, hoje Presidente Pedreira, que era o acesso natural ao caminho da serra que ligava Paraty a São Paulo e às Minas Gerais. Às margens desta rua, surgiram então as primeiras casas residenciais e comerciais. Com a decadência do município, no final do Século XIX, muitas moradias ruíram, restando apenas três do lado esquerdo e umas doze do lado direito. Os fundos das casas desta rua eram ocupados por algumas chácaras, daí o nome do bairro. Estas chácaras eram conhecidas pelos seguintes nomes:
Chácara Padre Hélio Pires, Chácara da Dona “Maroca” Gama, Chácara da Saudade, Chácara do Portão de Ferro, Chácara do Senhor Niquinho.
Neste bairro existe um lugar conhecido como “matadouro”, assim chamado desde quando para lá foi transferido o matadouro municipal, que hoje não existe mais, foi transferido para a localidade do Ribeirinho.
Texto e fonte do livro Paraty Estudante 
Autor Diuner Mello


Bairro da Jabaquara

Na língua indígena Tupi Guarani, Jabaquara tem o significado de: rocha ou buraco servia para abrigar os escravos fujões.
A localidade se transformou em bairro há pouco tempo, muito antes existia próxima a praia pequenas casas de pescadores.
Na década de 1955, a empresa Paraty Industrial proprietária da área aprovou um grande loteamento, muitos destes lotes ficaram abandonado devido grande parte dos proprietários destes lotes serem de outras cidades, possibilitando assim, a invasão e ocupação.
Com a construção da rodovia Rio Santos- BR 101, os restantes destes lotes foram colocados à venda, novas casas foram surgindo, hoje, o bairro possui boas residências, pousadas e vários quiosques a beira da praia que leva o mesmo nome, é dotado de infraestrutura, como: água, iluminação pública e asfalto na Avenida principal.
É da praia do Jabaquara que sai o tradicional bloco de carnaval "Bloco da Lama" cuja lama preta da praia serve de fantasia. Também neste bairro fica localizada a "Toca do Cassununga" importante sambaqui arqueológico, este local era frequentado por índios.

Um comentário: