quarta-feira, 31 de maio de 2023

Vultos Ilustres de Paraty

 Marechal Manoel Eufrásio dos Santos Dias, natural de Paraty, nascido em 8 de junho de 1840, filho de Pedro José dos Santos Dias e Francisca Maria do Amaral Cruz, também naturais de Paraty.

Desde jovem teve gosto pela função militar e sem perder tempo iniciou como praça em 22 de fevereiro de 1860, aos 19 anos, ingressando no 1° Batalhão de Artilharia a pé. Quatro anos depois tinha início a Guerra do Paraguai: em 1864 Santos Dias esteve nos combates em Itororó em Avaí, foi um dos condecorados heróis de guerra e fez frente à vitória de armas do Brasil até o rendimento final do inimigo.

Ao fim da Guerra e de volta ao Brasil, casou-se com Carolina Eulália de França Dias em 31 de outubro de 1871, na então construída Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty. Agora como major, assumiu o comando do 25° Batalhão de Infantaria em Florianópolis.

Com a Proclamação da República em 1889, Santos Dias, com a patente de major, foi requisitado para abafar os protestos contra o governo que se instalava três dias após a proclamação. Chefiou também uma expedição contra os rebeldes chefiados por Aparício Saraiva da Vila do Rio Negro; irmão do caudilho Gumercindo, dessa vez já como Coronel.

Santos Dias teve 5 filhos: João Batista dos Santos Dias, Francisca Eulália dos Santos Dias, Pedro Luiz dos Santos Dias, João Lycio dos Santos Dias e Oswaldo dos Santos Dias. Veio a falecer em 2 de outubro de 1915, com 75 anos de idade.

Em toda sua vida foi cercado de respeito e honras, sendo agraciado com: Medalha pelos serviços prestados na Campanha do Uruguai, Medalha Mérito Militar, Medalha Geral da Campanha do Paraguai, Cavaleiro da Ordem de São Bento, Cavalheiro da Ordem da Rosa, Oficial da Ordem de Aviz, Medalha de Ouro de Mérito Militar por contar mais de 30 anos de serviços prestados ao Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário