sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comunidade de Tarituba


A pequena Vila é sede do terceiro distrito de Paraty, município do Estado do Rio de Janeiro cheio de histórias para contar. Nela moram cerca de 1000 habitantes, dais quais a grande maioria é da mesma família, na qual grande parte vive da pesca e do turismo. Contam os mais velhos que a praia da pequena enseada tinha uma faixa de areia muita clara e cheia de minúsculas conchas de mariscos. Foram elas que levaram os índios a chamar aquela região de Tarituba, um topônimo indígena que significa “local de muitas conchas”. As águas calmas abrigam barquinhos e canoas e convidam para um mergulho. Possui apenas duas praias: Tarituba e Taritubinha que já foram cenários de obras teledramatúrgicas, tanto no cinema, quanto na TV. A novela Mulheres de Areia (1993) e o filme O Rei dos Milagres (1977), foram parcialmente filmados nestas praias. Possui uma escola (1ª a 4ª série), posto de saúde, mercadinho, barzinho a beira mar, pequenas pousadas, cais para pequenas embarcações, uma única avenida, e a rodovia Rio-Santos. Passou de uma fazenda de café do Século XIX a uma simpática Vila Caiçara, preservando muitos costumes ainda hoje. A tradição também está presente no grupo de danças folclóricas de Tarituba, existente há 30 anos, que preserva a Ciranda, também conhecida como baile rural, que é uma série de danças denominada “miudezas”, chiba-cateretê é uma delas, dança em forma de roda, onde os homens sapateiam com tamancos de madeira e as mulheres rodopiam com suas saias rodadas e coloridas, recentemente produziram um livro e lançaram um CD “Vamos indo na ciranda Mestre Chiquinho de Tarituba” visando à preservação do patrimônio lúdico e de caráter popular das tradições da pequena Tarituba, em Paraty.
É impossível falar de ciranda de Tarituba sem falar do Mestre Chiquinho (1906-1992). Carismático, inventivo e generoso, foi de tudo um muito: cirandeiro, pescador, lavrador, violeiro, poeta, construtor, artesão. Foi, principalmente, um líder amado de sua amada Tarituba.

3 comentários:

  1. nossa estou apaixonada por este vilarejo,,,,,estou assistindo mulheres de areia e etou facinada por tudo da novela e pelo lugar,,, quem sabe irei morar neste lugar lindo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Estou assistindo mulheres de areia e vi o nome da comunidade.

    ResponderExcluir