segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comunidade dos Penhas


Acredita-se que a Comunidade da Penha teve início quando o Senhor Edmundo Penha e seus irmãos compraram uma gleba de terra para cultivo, da qual tirava seu sustento e criaram seus filhos e netos, que ainda hoje, grande parte dos que lá residem são da mesma família que acabou dando o sobrenome PENHA, a um dos bairros mais antigos de Paraty.
O Bairro possui uma pequena Igreja sobre uma grande pedra “Igreja de Nossa Senhora da Penha” (1964) padroeira da localidade, onde todo ano realiza-se festa em sua homenagem.
Anterior a construção da Igreja sobre a mesma pedra foi construído um Cruzeiro, (1962) conforme desejo do Senhor Edmundo, sendo concretizado bem depois de sua morte.
Ao lado da Grande pedra foi construído um rancho (1940) pelo Senhor Edmundo para dar pouso aos tropeiros que desciam o Caminho Velho do Ouro, com seus muares carregados de produtos para serem comercializados no Município de Paraty.
Hoje, o grande produto da localidade é o turismo, devido o fluxo intenso de turistas que visitam o Poço do Tarzan e a Cachoeira do Tobogã, conhecida também como escorrega, onde se pratica o surf na pedra, a localidade conta ainda com outras atrações turísticas alambique de Cachaça (Alambique Engenho D”Ouro) que produz e vende Cachaça artesanal e o Restaurante Engenho D”Ouro de comida típica de Paraty em especial a “Galinha ao Molho Pardo” e a casa que resiste ao tempo e transforma artesanalmente a mandioca em farinha, “Casa de Farinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário